AM#5 – Live

CLC/CVX AM-Libano

8 de Agosto de 2013

Dos delegados à Assembleia Mundial no Líbano, para a CVX-P

Relatório dos dias 7,8 e 9

Olá moços e moças:

Dia 7  - “Tocar as fronteiras e os desafios que nos colocam”

Começou com a apresentação muito densa mas muito interessante sobre a segunda fronteira: a família, feita pelo Fernando Vidal, professor da Universidade Pontifícia de Madrid. Numa segunda parte da sessão uma das delegadas da Africa do Sul partilhou a sua história de vida – mãe solteira, criando 2 filhos sozinha – e as dificuldades que foi sentindo em ser aceite na sociedade e na Igreja e como o facto de ter sido acolhida na CVX foi importante para ela. Como no dia anterior, seguiu-se um tempo de oração pessoal e depois um tempo de partilha nos mesmos grupos.

À tarde fomos a Byblos, cidade fenícia, a mais antiga do mundo consecutivamente habitada e berço do alfabeto que deu origem ao nosso. O que resta, para além de ruínas é uma fortaleza dos cruzados, uma igreja românica, o souk e o porto antigo. Muito quente mas muito interessante.

Depois do jantar tivemos uma apresentação sobre a história, o enquadramento institucional e as actividades da representação da CVX nas Nações Unidas que se mantem desde 1975.

Dia 8 – Continuação

A terceira fronteira apresentada foi a da ecologia, por um Pe. Jesuita que trabalha há muitos anos com as populações das montanhas nas Filipinas. Uma apresentação muito centrada na conversão do coração e na mudança de atitudes. A reflexão sobre o tema seguiu o mesmo esquema dos dias anteriores. Como anteriormente as conclusões dos grupos foram apresentadas em plenário e foram muito enriquecedoras. A maioria dos delegados passou a beber água às refeições do termos que tinham distribuído em vez de utilizar os copos de plástico descartáveis…

De tarde o grupo de redacção do documento final – 4 pessoas seleccionadas nos primeiros dias da Assembleia – pediu ao plenário para expressar o seu sentir quanto ao ritmo, cor e melodia do documento final e também as palavras ou frases que não deveriam deixar de estar presentes. Um exercício muito participado e divertido. De seguida o ExCo apresentou um primeiro esquema de organização dos temas a constar das recomendações, preparado com base nas conclusões dos grupos de trabalho, pedindo à Assembleia que se manifestasse sobre ele. Depois o plenário dividiu-se por grupos formandos de acordo com esses temas, cujas conclusões foram depois novamente partilhadas.

À noite tivemos um momento muito engraçado ( e num terraço com muito pouca luz) que foi a “exposição” dos candidatos ao ExCo (murmuratio). As pessoas iam falando com cada um, procurando conhecê-los melhor.

Dia 9 – “Começando a colher os frutos da Assembleia”

A começar o dia, o Mauricio apresentou o projecto “Amazónia” como exemplo de um projecto de incidência a nível de uma das grandes regiões da CVX Mundial, explicitando a metodologia que levou à sua selecção como uma missão internacional da CVX. O projecto é desenvolvido por uma parceria de um total de 16 ONG.

Foram apresentados à Assembleia e depois trabalhados por regiões as primeiras versões da introdução e das recomendações do documento final do que resultou um conjunto interminável de propostas que agora a equipa de redacção terá que transformar no documento final a aprovar amanhã.

Seguiu-se a votação das alterações às Normas Gerais e aos Princípios Gerais propostas pelas delegações da França e da Espanha e depois uma tentativa de votação das propostas financeiras do ExCo que, em grande parte, foi adiada para amanhã.

Amanhã é um dia de votações: ExCo, propostas financeiras, documento final. E depois acaba tudo numa grande festa.

De tudo o mais que se passou daremos noticia de viva voz. Uma referencia às missas que são pontos altos desta Assembleia, exprimindo a grande diversidade da comunidade também no modo de celebrar a fé.

Sobre a guia da Assembleia os nossos sentimentos são contraditórios por isso guardamos relatório para o regresso…

Um abraço para cada um

 

Os vossos delegados na AM do Líbano