A Nossa Comunidade é um estilo de vida cristã!
É formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais, que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na Comunidade de Vida Cristã a sua particular vocação na Igreja Católica.
O nosso objectivo é tornarmo-nos cristãos comprometidos, dando testemunho, dentro da Igreja e da sociedade, dos valores humanos e evangélicos que afectam a dignidade da pessoa, o bem-estar da família e a integridade da criação. Estamos particularmente conscientes da necessidade premente de trabalhar pela justiça através de uma opção preferencial pelos pobres e de um estilo de vida simples, que expresse a nossa liberdade e solidariedade com eles.
A espiritualidade da nossa Comunidade está centrada em Cristo e na participação no seu Mistério Pascal. Brota da Sagrada Escritura, da liturgia, do desenvolvimento doutrinal da Igreja Católica e da revelação da vontade de Deus através dos acontecimentos do mundo de hoje.
Dentro do contexto destas fontes universais, consideramos os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola como a fonte específica e o instrumento característico da nossa espiritualidade, que nos abre e nos dispõe para qualquer desejo de Deus em cada situação concreta da nossa vida diária.
A união com Cristo leva à união com a Igreja onde Cristo, aqui e agora, continua a sua missão de salvação. Partilhando a riqueza de ser membros da Igreja Católica, participamos na liturgia, meditamos a Escritura e aprendemos, ensinamos e promovemos a doutrina cristã. Como membros do Povo de Deus peregrino, recebemos de Cristo a missão de ser suas testemunhas diante de todas as pessoas, pelas nossas atitudes, palavras e acções.
Reunimos em comunidade pessoas que sentem uma necessidade mais urgente de unificar a sua vida humana em todas as suas dimensões com a plenitude da sua fé cristã. Procuramos atingir esta unidade de vida, em resposta ao chamamento de Cristo, a partir de dentro do mundo em que vivemos.
Dos Principios Gerais
Aprovados pela Assembleia Geral em 7 de Setembro de 1990 e confirmados pela Santa Sé em 3 de Dezembro de 1990.
Como se vive em CVX?
Tornar-se um membro da Comunidade de Vida Cristã pressupõe uma vocação pessoal. A vocação na CVX é também comunitária e é vivida com o apoio da comunidade. Cada membro desta comunidade de amigos no Senhor é chamado a acompanhar os outros membros no discernimento das suas vocações pessoais e vidas de colaboradores na missão de Cristo.Os membros CVX agrupam-se em pequenas comunidades constituídas por 10 a 12 pessoas, que se reúnem numa base quinzenal.
Metodologia das reuniões:
- Preparação Prévia. Rezar a proposta da orientação de vida e fazer o exame inaciano diariamente. Preparar antecipadamente uma síntese do que foi rezado e vivido para orientar a partilha na reunião.
- Acolhimento e Oração Inicial. Depois de estarem todos e das informações necessárias, tempo breve para acalmar ruídos exteriores e interiores e criar ambiente espiritual e disposição serena de escuta.
- Partilha de vida. Cada membro, por sua vez, livremente e sem ser interrompido, partilha com os outros a leitura espiritual que faz das vivências da sua quinzena. É tempo sagrado de escuta e respeito por cada um e por Deus que nos fala através da experiência dos outros.
- Síntese em discernimento. O Guia ou o animador, faz uma síntese do que mais sobressaiu nas partilhas, em chave de identificação dos movimentos do Espirito, clarificando questões e ligando à dinâmica de crescimento da CVX.
- Proposta de nova Orientação de Vida. Feita pelo animador. Pode ser lida e seguida dum breve momento de oração.
- Avaliação. Tempo para reconhecer e recolher o que de mais importante me tocou na reunião. E também para sublinhar o que correu melhor e corrigir alguma coisa menos bem.
Cada grupo conta com um Animador e um Guia que dinamizam o seu processo de crescimento, segundo um caminho de desenvolvimento integrado dos três pilares fundamentais do estilo de vida CVX - aprofundamento da experiência espiritual de Deus, a partilha comunitária e o sentido de missão apostólica no mundo - de acordo com os objectivos estabelecidos do documento Processo de Crescimento em CVX.
Cada um assume a responsabilidade de participar nas reuniões e outras actividades da Comunidade. A própria comunidade, na medida em que o grupo expressa união entre os seus membros e com os outros, dá já testemunho da Boa Nova de Cristo perante o mundo.
Mais informações em:
- CVX_Principios Gerais (pdf)
- CVX_O Nosso Carisma (pdf)
- Website CVX Portugal
- Testemunhos de membros CVX S. Pergunta: O que é para ti a CVX?